Umidificador de ar em formato de lampadas
É um aparelho cuja função básica é manter a humidade relativa do ar dentro dos níveis recomendados para o ser humano. Recomenda-se que a (h)umidade seja mantida em 60% para que haja conforto respiratório e sensação de bem estar.
Níveis baixos de (h)umidade podem acentuar os efeitos de alergias respiratórias, já que a umidade do ar é essencial para ajudar o organismo a eliminar as impurezas provenientes da aspiração do ar.
O uso contínuo de aparelhos de ar condicionado provoca a redução de (h)umidade do ambiente, aumentando a circulação de partículas no ar, provocando entre outros sintomas, a dificuldade respiratória e as alergias. Pessoas com bronquite, rinite e asma, precisam redobrar os cuidados.
O (h)umidificador de ar é utilizado em ambientes secos. Seu funcionamento é bastante simples: um pequeno tanque de água é acondicionado junto a um emissor de ultrassom, que quando ligado, quebra as moléculas de água em partes menores. Combinados a um ventilador, há a dispersão da água em forma de névoa sobre o ambiente.
Vapor
Normalmente chamado de "vaporizador", um (h)umidificador a vapor ferve água e joga vapor na sala. Essa é a tecnologia mais simples, e portanto mais barata, para (h)umidificar o ar. Modelos de impulsores mais baratos podem ser encontrados por menos de US$ 10 (cerca de R$ 22). Outra vantagem dessa tecnologia é que você pode utilizá-lo para fazer inalação com medicamentos para reduzir a tosse.